Procedimento para um bom engaxetamento

 

  1. Em tampas: Remoção de todo material velho e a colocação da gaxeta nova que pode ser tanto ensebada como grafitada, na bitola certa da canaleta. As emendas devem ser feitas com cortes diagonais. O aperto deve ser suficiente para estancar todo vazamento.
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  3. Em eixos: Remoção de todo o material velho, verificação de risco longitudinal ao eixo, ferrugens e rebarbas; o desgaste devido a gaxeta velha é tolerado. Deve-se usar gaxeta grafitada ou ensebada na bitola da caixa, a qual deve ser preenchida com gaxeta cortada em diagonal ou perpendicular, formando anéis individuais, deve-se usar tantos anéis quanto necessário. O aperto deve ser o suficiente para manter um pequeno gotejamento, que ajudará no resfriamento da gaxeta e aumentará bastante a vida útil da mesma. No caso de usar gaxeta grafitada deve-se fazer uma pequena lubrificação inicial com graxa ou óleo, pois facilita a colocação e prolonga a vida útil.
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  5. Em pistões: Remoção de todo material velho, verificação de riscos transversal ao pistão, rebarbas, ferrugens e desgaste que, no caso de pistão, é bastante grave, pois dá uma forma cônica ao mesmo, fazendo com que seja impossível manter o gotejamento controlado. São necessários apertos mais freqüentes, e isso reduz drasticamente a vida útil da gaxeta. Deve-se usar gaxeta ensebada na bitola da caixa, a qual deve ser preenchida com a gaxeta cortada em diagonal ou perpendicular, formando anéis individuais. Deve-se usar tantos anéis quanto necessários. O aperto deve ser o suficiente para manter um pequeno gotejamento, pois o aperto excessivo retira rapidamente a lubrificação e reduzirá bastante a vida útil da gaxeta.